Panetone Delicioso com Levain
- Druidd Probioticos
- 7 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
INGREDIENTES:
500 g de farinha de trigo branca
3 ovos (30%) e 3 gemas
135 g de manteiga
120 g de açúcar
Deste total, a receita será dividida em várias etapas.
FERMENTO:
120 g de levain
120 g de água
120 g de farinha de trigo
PRIMEIRA MASSA:
45 g de manteiga
30 g de açúcar
2 ovos (19%)
135 g de farinha de trigo branca
SEGUNDA MASSA:
90 g de manteiga
90 g de açúcar
1 ovo + 3 gemas
40 g de essência de panetone
275 g de farinha e trigo branca
2 colheres de sopa de mel ou melaço de cana
7 g de sal
COMPLEMENTO
250 g de chocolate meio amargo em gotas ou
195 g de passas hidratadas + 90 g de frutas
Modo de preparo do Panetone
Vamos precisar de uma temperatura ambiente agradável, por volta dos 20 graus ou acima.
Pré fermento
Nesta etapa vamos começar dando aquele fôlego para o nosso fermento crescer. A farinha que você vai usar não precisa ser importada, mas use a melhor que você encontrar. Você vai fazer a mistura e deixar descansar até crescer bastante, em torno de 4 horas, resultando numa pasta cheia de bolhas com mais que o dobro do volume inicial.
Primeira massa
Na primeira massa você vai começar adicionando a gordura e o açúcar na batedeira. É importante que a gordura esteja em temperatura ambiente. Bater um pouco até que tudo se misture e forme um creme. por que a manteiga tem as proteínas de leite que emulsificam bem quando batidas. Agora: os ovos. Bata até a homogeneização com o que já está na batedeira. Em seguida adicione o pré-fermento a esta mistura e bata até misturar. Feito isso, adicione 135 g de farinha de trigo e bata novamente. Deixe essa mistura reservada para que o fermento ganhe força. Assim que dobrar ou triplicar de volume já pode ir para a próxima etapa (em torno de 4 a 6 horas ou até visualmente triplicar o volume).
Segunda massa
Na segunda massa você vai começar adicionando a manteiga, açúcar e mistura até formar o creme. Inclua o ovo e as gemas. Assim que misturar inicie com a farinha, o sal, o mel e por ultima a essência. Misturado e homogeneizado inicie o processo de fusão com a primeira massa. Reserve e deixe descansar por 1 hora.
A Sova
Depois de duas etapas, iniciamos a sova e em seguida um descanso de 15 minutos. Esse processo deve se repetir por 3 vezes para que então adicione o restante dos ingredientes (passas e frutas ou gotas de chocolate) e porcione nas formas.
Sua massa deve render 3 panetones de 500 g cada.
A temperatura ideal da massa para um bom resultado é entre 23 a 29 graus Celsius. Se estiver acima disso é perigoso “queimar a massa” se estiver a menos pode prejudicar o crescimento. Deixe descansar por 4 horas ou até dobrar de volume.
O Final
Seus panetones crescidos, é hora de pré-aquecer o forno a 180 graus por 5 minutos. Com uma navalha de cozinha umedecida faça cortes em cruz bem central em cada panetone antes de levar ao forno.
Muita delicadeza e cuidado nessa etapa. Asse por 40 minutos nessa temperatura (180 graus) e depois mais 10 minutos (200 graus). Evite abrir o forno nesse período.
Assim que retirar os panetones do forno, imediatamente espete o fundo com um palito de churrasco e os coloque de cabeça para baixo para esfriar assim por pelo menos 5 horas. Depois de frio, é só guardar em saco plástico bem fechado.
Essa massa é super leve, úmida e viciante! Validade de 20 dias.




Receita testada Willian Pereira
Comments