Você conhece os benefícios dos alimentos probióticos?
- Inspirado em Seleções Blog
- 24 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Pense em algum alimento que equilibre a flora intestinal, potencialize o sistema imunológico e, de quebra, seja supergostoso? Pensou? Sim, esse alimento existe! Conheça os principais benefícios de alimento probiótico.
Rica em alimentos cujos componentes influenciam determinadas funções orgânicas, a dieta funcional tem como foco alimentos que além de matar a fome, promovem benefícios ao nosso corpo. Os alimentos probióticos são protagonistas dessa dieta, pois ajuda a manter o funcionamento do nosso corpo, principalmente o do intestino.
Então, já sabe! Se você também sofre com prisão de ventre, procure alimentos probióticos. Os probióticos são produtos farmacêuticos ou alimentares que contêm um ou mais micro-organismos vivos, como os lactobacilos e as bifidobactérias. As bifidobactérias estimulam o sistema imunológico (inibem a multiplicação de agentes causadores da doença), a produção de vitamina B, reduzem a concentração de amônia e colesterol no sangue, bem como ajudam no restabelecimento da flora intestinal, após uso de antibióticos. Esses microrganismos são encontrados principalmente em iogurtes e leites fermentados!
Mas e os alimentos prebióticos ? São a mesma coisa?
Os compostos prebióticos são fibras não-digeríveis que funcionam como alimento para as bactérias intestinais benéficas, os probióticos – daí a importância de apostar na dupla para reorganizar a flora intestinal. As bactérias habitam o nosso trato gastrintestinal e produzem, por exemplo, vitamina B12, vitamina K, ácido fólico e biotina. O intestino e a flora cumprem diversos papeis relacionados ao funcionamento do corpo humano. O intestino é o principal ponto de contato do corpo com o meio externo e é onde se encontram cerca de 70% das células de defesa, por isso manter a flora equilibrada é um dos fatores importantes para boa saúde. O ideal é consumir no mínimo de 5 a 10 g. As principais fontes naturais de inulina e FOS (principais prebióticos) são:
Alcachofra
Cevada
Centeio
Cebola
Banana
Alho
Aspargo.
Além de sempre consumir fibras!
Mas todo iogurte é probiótico?
As bactérias que fermentam o iogurte normal não são consideradas probióticas, pois não chegam vivas ao intestino. Por isso nem todo iogurte é probiótico. Para tirar a dúvida, leia os rótulos dos produtos. Eles contêm bifidobactérias ou lactobacilos? Então com certeza é probiótico, pois esses são os tipos mais comuns.
Comentarios