top of page

Posts Em Destaque

RSS Feed

Posts Recentes

Os Probióticos

Atualizado: 29 de nov. de 2024

Você sabia que ao lado das vitaminas e minerais está também um grupo de bactérias que são tão responsáveis pelo funcionamento adequado do corpo? São os probióticos.

Eles vivem dentro do intestino de todo ser humano, em uma comunidade chamada microbiota. Apesar de pouco faladas, as funções positivas dessa “colônia de bactérias” são constantemente analisadas pelos cientistas. Um estudo publicado em abril, pela Nature Medicine, feito pela Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, constatou que essas bactérias têm potencial para serem usadas no diagnóstico do câncer de cólon renal.

A importância dos probióticos

Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Lívia Nogueira, “quando ingeridos na quantidade certa, os probióticos trazem muitos outros benefícios para o corpo: eles aumentam a produção das células de defesa do organismo, o que fortalece a imunidade, ajudam na absorção dos nutrientes e afastam problemas como candidíase, infecções urinárias e doenças cancerígenas”.

Quer investir em uma dieta rica em probióticos? Então, segundo Lívia Nogueira, iogurtes naturais, leite fermentado, missô (pasta de soja), kefir e kombucha não podem faltar no cardápio. A nutricionista ainda ensina o passo a passo de três receitas que também cumprem com essa função.


Chucrute

Ingredientes – 1 repolho verde médio (de preferência orgânico); – 1 colher de sopa rasa de sal não iodado; – 2 dentes de alho em pedaços (opcional).

Modo de preparo 1) Reserve um pote de vidro de 500 gramas para manter o chucrute; uma tábua; um amassador; uma faca e uma tigela para espremer o repolho. 2) Dê uma lavada rápida com cloro em todos os utensílios que você vai usar (esse processo evita a contaminação por micro-organismos indesejados). Descarte as folhas externas do repolho e corte-o em tiras bem finas.

3) Depois de bem cortado em tiras, esprema o repolho na bacia com a mão e espalhe bem o sal e o alho. Depois desse passo, vá colocando o repolho aos poucos no pote de vidro e esprema bem com o amassador, até que ele libere água.

4) A cada porção de repolho colocada no pote de vidro, amasse bem, até que, depois de passar toda a quantidade de repolho para o pote, ele esteja completamente coberto pela água que liberou.

5) Tampe o vidro de modo levemente frouxo para que os gases da fermentação possam sair. Deixe-o de três dias a uma semana fora da geladeira em temperatura ambiente. Quanto mais quente a temperatura, mais rápida será a

fermentação.

6) Atenção: não consuma seu chucrute se ele tiver uma aparência escura ou com crescimento de fungos.



Fonte: Gula Certa e obahortifruti.com.br.

 
 
 

Comments


Arquivo

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Obrigado(a)!

  • Facebook Basic
  • Twitter Basic
  • Google+ Basic
  • Pinterest Basic

© 2009 por Druidd. Orgulhosamente criado com Wix.com 




DRUIDD Probióticos

bottom of page