A Acidez do Levain
- Druidd Probioticos
- 12 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de nov. de 2023
Adaptado de Amanda Franco
A acidez do Levain não é necessariamente algo errado, ruim ou negativo, é simplesmente uma questão de gosto.
Mas vamos entender melhor esse gosto?
a acidez do Fermento Natural costuma ser muito apreciada por algumas pessoas, É uma questão de gosto, porém, se você quer reduzir a acidez do seu fermento, seguem algumas dicas que podem ajudar:
1. Fazer poucas alimentações do seu Levain
Para que você tenha um fermento sempre forte e saudável, é necessário ter uma rotina regular de alimentações, então, quanto mais tempo seu Levain fica sem alimento, mais ácido ele vai ficando. Porém, não vejo necessidade de alimentá-lo todos os dias, a menos que você necessite de uma grande quantidade para sua demanda.
Uma vez por semana, é suficiente para reduzir esta acidez excessiva. Um intervalo maior, já pode fazer com que seu fermento comece a soltar muita água por cima e ficar bem mais ácido.
2. Não descartar Levain
Tirar uma parte do Levain quando está em trabalho de alimentação/ativação é um dos fatores que leva o fermento a ficar mais ácido. Quando descartamos uma parte do Levain e acrescentamos mais farinha e água, estamos renovando a cultura e consequentemente diluindo qualquer excesso de acidez que possa aparecer e ainda serve para fortalecer o fermento natural.
Existem varias receitas com o descarte disponível no Blog então aproveite-as.
3. Usar farinha integral para alimentar o Levain
A farinha que você usa no seu fermento faz uma grande diferença no quão ácido o pão se torna.
Segundo o site The True sourdough:
“Usar apenas farinha integral no seu pão aumentará a acidez do seu fermento. Isso ocorre porque os grãos inteiros contêm carboidratos complexos, o que estimula mais bactérias produtoras de ácido acético do que a farinha branca”.
Por esta razão, embora usar farinha integral seja super interessante no processo do Levain pois é menos processada e contém o grão mais puro do trigo, por outro lado, ela vai trazer essa características para o seu pão e o seu fermento.
A farinha integral vai deixar o Levain pouco mais ácido, a casca do pão mais dura e o miolo mais denso. O que não impede
de você fazer seu pão com a farinha integral e apenas o Levain ser alimentado com a farinha branca, se o seu paladar não
aceitar o sabor mais acido do pão.
4. Demorar no uso do fermento assim que atinge o pico
Se o seu objetivo é um pão com uma acidez menor, é interessante que depois que o fermento atinja o pico da fermentação, não demore pra começar a fazer o pão.
Com o passar das horas além do seu Levain começar a baixar de volume, e outra consequência disso é exatamente que a acidez aumenta bastante.
5. Quantidade menor de Levain nas receitas deixa o pão ácido
Uma forma de controlar a acidez dos seus pães é alterar a quantidade de fermento que você usa, assim, quanto menor for a quantidade de fermento na receita, mais ácido será o sabor.
Isso ocorre porque com menos Levain, a fermentação ocorrerá de forma mais lenta e produzirá mais ácido acético.
Segundo o site The True Sourdough, Por isso é sempre bom ter uma balança para auxiliar na pesagem e sempre seguir
as medidas e suas equivalências.
“Usar uma quantidade maior de fermento natural vai fazer com que o seu pão fermente mais rapidamente. Por esta razão, o levain não terá tempo suficiente para produzir tanto ácido acético. Haverá mais ácido láctico na massa, dando um sabor mais suave ao pão.”

Comments