OS PROBIÓTICOS E A AZIA, GASTRITE E REFLUXO
- A importância dos probióticos (exibindo fonte)
- 10 de jun. de 2017
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de out. de 2020
O uso de probióticos pode auxiliar no tratamento de gastrite, azia e refluxo. Neste artigo é feita uma análise detalhada dos benefícios cientificamente comprovados do uso dos probióticos. O QUE SÃO PROBIÓTICOS? Probióticos são micro organismos vivos que são benéficos à saúde que promovem o equilíbrio em seu organismo.
Nós possuímos probióticos em nosso intestino, nas mucosas da nossa boca, nariz, garganta e esôfago. Uma pessoa normal tem cerca de 10 trilhões de bactérias, é mais do que o número de células do nosso corpo.

BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS PARA A SAÚDE Os benefícios atribuídos aos probióticos que têm base científica para fundamentá-los são os seguintes: - preservação a integridade do intestino; - atenua os efeitos de doenças intestinais, como diarréia infantil, diarréia associada ao uso de antibióticos, doença intestinal inflamatória e colite; - inibe a colonização gástrica com Heliobacter pylori que tem sido associado a gastrite, úlcera péptica e câncer de estômago; - estimulam a resposta imunológica; - melhoram o quadro de reações alérgicas, saúde urogenital feminina e os níveis sanguíneos de lipídeos. A presença de probióticos no organismo nos protege dos organismos patológicos (que causam doenças) de duas maneiras: - Por antagonismo: competindo por nutrientes ou por espaço (local de fixação) e produzindo substâncias antimicrobianas como o ácido lático, por exemplo. - Inibindo a ação patogênica: reduzindo os danos resultantes da ação de toxinas bacterianas. Nesse ponto a levedura Saccharomyces boulardii se destaca. OS PROBLEMAS DO TRATAMENTO PADRÃO DE GASTRITE O tratamento padrão contra gastrite hoje na medicina tradicional tem sido o uso de IBP ("prazóis") + antibióticos. Uma das formas é a chamada terapia tripla (IBP + amoxicilina + claritromicina), com a finalidade de eliminar a bactéria H. pylori de nosso estômago. Ocorre que este tipo de terapia apresenta alguns problemas: - os antibióticos matam além das bactérias patogênicas, as bactérias probióticas, provocando um desequilíbrio na microbiota intestinal (disbiose); - a bactéria H. pylori está se tornando resistente aos antibióticos e há uma taxa de insucesso do tratamento; - alguns pacientes interrompem o tratamento devido ao surgimento de efeitos colaterais (náusea, vômito, dispepsia, dor abdominal, diarreia e cefaléia).
BENEFÍCIOS DOS PROBIÓTICOS NA CURA DE GASTRITE, AZIA E REFLUXO Existem vários artigos científicos que comprovam que o uso de probióticos pode auxiliar na erradicação do H. pylori. Estudos feitos comparando o uso da terapia tripla (IBP + amoxicilina + claritromicina) juntamente com probióticos demonstraram aumento de 30% na taxa de erradicação da H. pylori e uma diminuição de 83% dos efeitos colaterais em comparação ao uso da terapia tripla sem probióticos. Os probióticos se aderem à mucosa do estômago e produzem substâncias bactericidas que impedem a colonização de Helicobacter pylori. Também atuam no sistema imunológico auxilando na redução da inflamação das células estomacais. Pesquisadores do Hospital Universitário Suíço em 2001 deram a 43 pacientes com gastrite, leite com L. johnsonii ou placebo por 3 semanas. Os que ingeriram probióticos tiveram uma diminuição significativa da quantidade de H. pylori e reduziram a inflamação e os sintomas da gastrite. Pesquisadores chineses fizeram um estudo em 2004 com 59 pacientes infectados com H. pylori. Eles ingeriram iogurte com probióticos (Lactobacillus e Bifidobacterium) ou placebo por 6 semanas. A conclusão do estudo foi que o uso regular de probióticos é eficaz em erradicar o H. pylori. Além disso, há estudo que demonstraram que o uso do kefir protege o estômago de lesões provocadas pelo uso de aspirina, revelando o efeito protetor da mucosa do estômago do uso de probióticos. COMO AUMENTAR O NÚMERO DE PROBIÓTICOS EM NOSSO CORPO A principal forma de aumentarmos o número de probióticos em nosso organismo é ingerir alimentos probióticos (fermentados) ou suplementos de probióticos. Os probióticos não são capazes de instalarem no ecossistema digestivo definitivamente, mesmo após ingestão prolongada. Portanto é necessário uma ingestão diária de probióticos para mantê-los em nosso organismo. A ingestão dos chamados pré-bióticos que são substâncias que servem de alimento para os probióticos e estimulam o seu crescimento . Eles estão presentes principalmente nas fibras alimentares. Antigamente o homem possuía uma alimentação rica em micro organismos probióticos diretamente da natureza. No mundo moderno de hoje, crescemos com medo de micróbios e temos um grande trabalho para eliminá-los de nossa comida. Nosso alimento é praticamente esterilizado, principalmente os alimentos industrializados. Parece que esse mundo esterilizado fez aumentar o surgimento de doenças autoimunes e doenças gastrointestinais. QUAIS OS MELHORES PRODUTOS PROBIÓTICOS? Bom vou apresentar aqui uma pequena lista das melhores fontes de probióticos que podem ser utilizados para auxiliar o tratamento da gastrite, azia e refluxo. Kefir O Kefir é uma bebida feita da fermentação do leite ou suco com grãos de kefir. Ele apresenta geralmente de 35 a 50 tipos de micro organismos. Os grãos de Kefir multiplicam-se conforme vão sendo cultivados e aumentam o tamanho e quantidade dos grãos.
Pesquisa científica demonstrou que o kefir é superior a maioria dos iogurtes naturais no tratamento do H. pylori. Foi utilizado um copo de kefir duas vezes ao dia no estudo. Outro estudo demonstrou que o kefir possui efeito protetor da mucosa gástrica. Kombucha É uma bebida feita a partir da fermentação de um chá adoçado (sendo mais comum o chá preto ou chá verde) pela adição da colônia de Kombucha que é parecida com uma panqueca (rico em leveduras e bacterias acéticas em simbiose). Após alguns dias praticamente todo o açúcar foi fermentado, e a bebida está pronta a ser consumida ficando com sabor ácido mas ainda levemente doce. Podendo resultar num delicioso refrigerante, frisante, champanhe numa segunda fermentação. Trata-se de um método de fermentação com mais de 2.000 anos. Iogurte caseiro (Natural) O iogurte caseiro natural apresenta uma ótima gama de valores probióticos, energia, macronutrientes (carboidrato, proteína) e micronutrientes (cálcio, sódio, zinco, vitamina A) muito maiores do que o iogurte industrializado. De facil manuseio e diferente dos outros probióticos livre de alcool. ------------------------------------------------------------------------------------
Fontes: 1. Abranches, M. Viana. Pré-bióticos, Pro-bióticos e Simbióticos: O que são, quando usá-los e como usá-los. 1ª Edição. Viçosa - MG: A. S. Sistemas, 2012. 2. Schwenk's, Donna. Cultured Food Life: Getting Started Guide Kefir. 1ª Edição. Wilmington, Delaware: LOGICAL BOOKS, 2012. Capítulo 3. 3. Schor, Jacob.Kefir Beats Yogurt in H. pylori Treatment: Kefir improves efficacy and tolerability of triple antibiotic therapy. <http://naturalmedicinejournal.com/journal/2011-05/kefir-beats-yogurt-h-pylori-treatment> Acesso em 30/01/2015. 4. Schor, ____. Kefir. <http://www.denvernaturopathic.com/kefir.html> Acesso em 30/01/2015. 5. Adams, Case. Heartburn Solved: How to reverse acid reflux and GERD naturally. 6. Onder Bekar, Yusuf Yilmaz, and Macit Gulten. Journal of Medicinal Food. April 2011, 14(4): 344-347. doi:10.1089/jmf.2010.0099. 7. Raizel, R.;Santini, E.; Kopper, A. M.; Filho, A. D. R. Artigo de Revisão: Efeitos do consumo de probióticos, prebióticos e simbióticos para o organismo humano. Revista Ciência & Saúde, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 66-74, jul/dez 2011. 8. Stefe, C. de Araújo; Alves, M. A. Ribeiro; Ribeiro, R. Laino. Probióticos, Prebióticos e Simbióticos: Artigo de revisão. Saúde & Ambiente em revista, Duque de Caxias, v. 3, n.1, p.16-33, jan/jun 2008. 9. Wendling, L. K.; Weschenfelder, S. Probióticos e Alimentos Lácteos Fermentados: uma revisão. Rev. Inst. Laticínios Cândido Tostes, Juiz de Fora, v. 68, nº. 395, p. 49-57, nov/dez., 2013. 10. Wang, K.Y. et al. Effects of ingesting Lactobacillus and Bifidobacterium containing yogurt in subjects with colonized Helicobacter pylori. Am J Clin Nutr. 2004 Sep; 80 (3):737-41. --------------------------------------------------------------------------------------------
Comments