O KEFIR de ÁGUA é...
- Revista TPM - Lauro Ernesto
- 28 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de jun. de 2021
O TIBICO (KEFIR de ÁGUA) mas pode também ser preparado para o Kefir de Suco, Kefir de Leite Vegetal e Kefir Derba
Trata-se de uma cultura de fácil utilização caseira, sua exploração industrial, não tem sido possível até o presente momento e as tentativas comerciais que se encontram no mercado e presentes em apenas alguns poucos países, colocam em circulação um similar com propriedades reduzidas e incompletas. É possível a sua exploração artesanal. Na Rússia 70% dos laticínios são a base de culturas de kefir.
É conhecido também como um elemento da ecologia corpórea por promover um eco sistema orgânico dentro do corpo com total equilíbrio. Seu emprego diário alimentar e terapêutico varia em quantidade de acordo com a finalidade e especificação. Não possui efeitos colaterais nem desenvolve intolerância, pode ser consumido em veículo líquido, água, sucos, chás, caldos, leite vegetal, leite de coco, de soja, e receitas culinárias. Há vinagres balsâmicos e comuns desenvolvidos a partir da cultura do kefir. Crianças com intolerância ao leite comum podem assimilar o kefir de água e por ser algo caseiro é inúmeras vezes mais barato do que as alternativas à venda.
É chamado de matriz os grãos que formam o produto a ser consumido, o resultado da inoculação por grãos de kefir pode ser chamado de cultura mãe, também serve para obter a inoculação de leite vegetal e sucos, há uma diferença grande entre os grãos de kefir e a fermentação derivada de seu produto. Esta última não é capaz de produzir a chamada isca para um novo kefir.
MODO DE CONSUMO DO KEFIR: Tem uso interno e externo. O uso externo é indicado para problemas cutâneos como acne com incrível eficácia e para a manutenção e regeneração da pele. No uso contínuo e diário, com 250ml a 300ml já se consegue bons resultados e benefícios. Para a maioria dos empregos terapêuticos aconselha-se a ingestão de kefir feito com água e acrescido da fruta que potencializará os resultados. Exemplo em casos graves de anemia pode-se fermentar com o damasco seco e para uma intensa desintoxicação orgânica pode fermentar em limão, laranja ou abacaxi já para uma hidratação intensa pode-se consumir o Kefir de água de coco ou de leite de aveia. É recomendada a ingestão diurna do kefir, após o por do Sol a interação química com o corpo não é das melhores e deve ser evitada. Não costumamos comer os grãos de kefir, mas sim ingerimos a parte líquida de fermentação da cultura. Pode ser refrigerado, misturado na base de 50% nos sucos de frutas. Kefir com mel e guaraná em pó é um tônico geral maravilhoso. Os produtos lácteos do kefir podem ser adicionados a frutas, utilizados em receitas variadas. O uso de chás medicinais para a fermentação desta cultura traz bons resultados para enfermidades diversas. Muito usual é o Kefir fermentado com suco de uva natural ou orgânico que promove um resultante muito delicioso e refrescante além de muitas propriedades benéficas. Mas para uso com suco e frutas é sempre bom separar uma parte da cultura para isso pois os grãos assumem a coloração e o suavemente o sabor do suco.

Como preparar um Kefir para cada tipo de suco:
A medida em que o Kefir de água for aumentando, tira-se 1 colher de sobremesa de grãos para fermentar em suco de sua preferencia. A primeira fermentação deve ser em 100 ml de água com o sumo de 1 limão caseiro ou orgânico (sem agrotóxicos) na água filtrada (sem flúor e sem cloro) ou mineral por 24 h.
Após essa fermentação o Kefir estará preparado para iniciar a fermentação do suco de sua preferencia. Coloca os grãos em 100 ml de suco de sua preferencia e deixa fermentando por 24 h. Passadas as 24 h coloca esse suco fermentado em 300 ml de suco fresco e deixa por 24h fermentando. Agora seu Kefir está pronto para fermentar o seu suco normalmente. O Kefir de água deve sempre fermentar 24h mas o Kefir em suco pode ficar a seu critério o grau de fermentação, 12 ou 24 h, quanto mais fermentado mais carbonatado será o sabor. Quando preparar os grãos para um tipo de suco ele não deve fermentar outro tipo de fruta apenas aquele qual foi preparado. Por isso recomenda-se cultivar o Kefir de Água normalmente e dele ir retirando os grãos e fazendo a preparação para que fermente em suco.
Comments