FERMENTADOS: SEUS EFEITOS NO SISTEMA IMUNOLÓGICO
- Amigos do Kefir por Dieta Já
- 2 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Determinados tópicos sobre saúde e benefícios do iogurte e outros leites fermentados estão cada vez mais usuais por parte dos consumidores e dos estudiosos a respeito. Todos sabemos, por exemplo, que o iogurte é uma excelente fonte de cálcio e de proteínas, e que as pessoas com dificuldades em digerir a lactose toleram mais facilmente o iogurte que o leite. Além do mais, a comunidade cientifica já deixa bem claro em pesquisas sobre outros aspectos benéficos do fermentado lácteo, por exemplo na prevenção e tratamento de vários tipos de diarreia e no equilíbrio da flora intestinal. Também se enfatiza o aumento da resistência a infecções pode ser alcançado pela ingestão diária de fermentados além do bem estar gástrico.
Retrospectiva sobre o sistema imunológico
O corpo humano tem uma série de defesas contra a invasão maciça de corpos estranhos. A natureza da resposta do corpo depende do tipo de corpos estranhos (vírus, bactérias, parasitas, fungos ou determinadas proteínas de alimentos) e do percurso de entrada (pele, sangue, pulmões, região gastrointestinal). A primeira linha de defesa do nosso organismo envolve as principais barreiras físico-químicas que possuímos, a pele e as superfícies das mucosas, como por exemplo, o nariz, boca e intestinos, responsáveis pela prevenção do aparecimento de doenças infecciosas. O sistema imunológico representa a segunda linha de defesa contra os micro-organismos, cuja resposta envolve uma complexa inter-relação dos seus diversos componentes. Existem essencialmente três grandes partes envolvidas nesta resposta: identificação do corpo estranho, destruição do mesmo e controle da resposta através de múltiplos efeitos.
A alimentação e o sistema imunológico
A alimentação está associada ao sistema imunológico de diversas maneiras. Toda a alimentação gera uma resposta imunológica que na maioria dos casos leva à tolerância de matérias estranhas. As alergias alimentares ou a hipersensibilidade, incluem todas as reações imunológicas adversas, mas não é o mesmo que as intolerâncias alimentares, como a má digestão da lactose, que não envolve o sistema imunológico.
É necessário um bom estado nutricional para o correto funcionamento do sistema de imunidade partindo do princípio que os alimentos que consumimos fornecem os nutrientes essenciais para produzir os elementos que compõem este sistema de defesa do organismo.
Alguns alimentos podem ter propriedades imunológicas importantes, daí que os efeitos do consumo diário do Kefir, Amasi e a maioria dos iogurtes naturais agem no sistema imunológico.
O papel do iogurte na imunidade é uma área que se encontra em constante pesquisa. A própria área da imunologia está em contínua evolução, e o interesse no papel dos iogurtes ainda está na primeira fase. Até à data, tem sido demonstrado que os diversos benefícios para a saúde estão associados ao consumo de iogurte (por exemplo, no avanço na diarreia infantil). De futuro, alguns iogurtes ou bactérias de ácidos lácteos podem enriquecer certos parâmetros da resposta imunitária. Os próximos passos serão para estabelecer o elo de ligação entre a resposta imunitária e os efeitos observados na saúde, e para criar novos produtos com benefícios imunológicos específicos. Até lá, o iogurte e os outros leites fermentados continuarão a ser conotados como alimentos saudáveis e concentrados em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
Comentarios