
DRUIDD
PROBIÓTICOS NATURAIS
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
SCOBY PRONTO DE KOMBUCHA COM LIQUIDO
Inicio de cultivo SCOBY/DISCO/BOLACHA/CULTURA-MAE) COM LIQUIDO STARTER
Para iniciar o cultivo com o scoby pronto, basta colocar o disco (Scoby) e o liquido Starter ou 50ml de vinagre de Maça orgânico dentro de um vidro de boca larga, num preparado de chá (Preto ou Verde) sendo 04 saquinhos para 1 litro de água filtrada ou mineral e adoçado com generosas 4 colheres de sopa de açúcar refinado, demerara ou cristal. Deixar um período de 7 a 10 dias fermentando e então poderá fazer a coagem. Desse coado separa 50 ml para colocar em uma nova fermentação.
O fermentado pronto deve ir a geladeira e daí consumido diariamente. Preferencialmente batido com suco de fruta natural ou misturado com água na proporção de meio a meio. Também pode ser congelado e servido como gelo probiótico em bebidas naturais. O consumo inicial não deve ultrapassar 250 ml (puro) diário devido a sua depuração em potencial no organismo.
Para dar sequencia ao cultivo o scoby deve voltar ao vidro, já limpo e esterilizado, nessa fermentação e nas seguintes podem ser de 7 dias, com 1 a 3 litros de chá adoçado (no primeiro mês) depois de uns 30 dias fermentando pode colocar de 3 a 5 litros de chá adoçado, proporcionalmente a base que iniciou o cultivo, ou seja para cada 1 litro de água sem cloro e sem flúor (mineral ou filtrada), coloca-se 4 saquinhos de chá preto ou chá verde e 4 colheres de sopa de açúcar (refinado, cristal ou demerara) e , para 2 litros de água coloca-se 8 saquinhos de chá e 8 colheres de sopa de açúcar em 50 ml do liquido já fermentado.
A fermentação precisa de tampa porosa (voil ou papel toalha) nunca deixar o scoby fermentando em tampa vedante ou metálica que ficará suscetível a fungos.
A temperatura ideal para uma boa fermentação é na faixa de 22° a 27° graus. Temperatura acima de 30° graus deixa a cultura suscetível a formação de fungos.
Nunca utilize plástico, madeira ou acrílico em fermentação de Kombucha, apenas vidro e de boca larga. Acostume-se a dar manutenção no cultivo sempre com luvas descartáveis.
Quando quiser "guardar" ou "dar um tempo" no cultivo basta tampar o vidro com filme plástico e colocar na geladeira, trocando o chá uma vez ao mês por 12 meses no máximo. Não congele a cultura.
Existe a possibilidade de envase numa segunda fermentação que é feita com extratos, temperos, flores ou frutas mas é necessário uma vivencia maior tanto no trato da cultura como do processo fermentativo para se produzir refrigerantes, vinagres, champanhe e frisantes.
SCOBY PRONTO DE KOMBUCHA (SECO)
Inicio de cultivo SCOBY/DISCO/BOLACHA/CULTURA-MAE DESIDRATADA) SEM LIQUIDO STARTER
Para iniciar o cultivo com o scoby pronto, basta colocar o disco SECO (Scoby) e 50 ml de vinagre de maça orgânico dentro de um vidro de boca larga, num preparado de chá (Preto ou Verde) sendo 04 saquinhos para 1 litro de água filtrada ou mineral e adoçado com generosas 4 colheres de sopa de açúcar refinado ou cristal. Deixar um período de 10 dias fermentando e então poderá fazer a coagem. Desse coado separa 50 ml para colocar em uma nova fermentação.
O fermentado pronto deve ir a geladeira e daí consumido diariamente. Preferencialmente batido com suco de fruta natural ou misturado com água na proporção de meio a meio. Também pode ser congelado e servido como gelo probiótico em bebidas naturais. O consumo inicial não deve ultrapassar 250 ml (puro) diário devido a sua depuração em potencial no organismo.
Para dar sequencia ao cultivo, o scoby deve voltar ao vidro, já limpo e esterilizado, nessa fermentação e todas as seguintes podem ser de 7 dias. Agora pode utilizar uma quantidade maior de chá, se assim preferir, de 1 a 3 litros de chá adoçado proporcionalmente a base que iniciou o cultivo, ou seja para 1 litro de água, coloca-se os 4 saquinhos de chá e 4 colheres de sopa de açúcar refinado, cristal ou demerara, para 2 litros de água coloca-se então 8 saquinhos de chá e 8 colheres de sopa de açúcar. e quanto ao vinagre sempre 50 ml para até 5 litros de chá, acima dessa quantidade utiliza-se 100ml de liquido do Kombucha pronto.
A fermentação precisa de tampa porosa (voil ou papel toalha) nunca deixar o scoby fermentando em tampa vedante ou metálica pois pode promover fungo rapidamente.
A temperatura ideal para uma boa fermentação é na faixa de 22° a 27° graus. Temperatura acima de 30 graus deixa a cultura suscetível a formação de fungos.
Quando quiser "guardar" ou "dar um tempo" no cultivo basta colocar na geladeira e trocar o chá uma vez ao mês.
Existe a possibilidade de envase numa segunda fermentação que é feita com extratos, temperos, flores ou frutas mas é necessário uma vivencia maior tanto no trato da cultura como do processo fermentativo.
Nunca utilize plástico, madeira ou acrílico em fermentação de Kombucha, apenas vidro e de boca larga. Acostume-se a dar manutenção no cultivo sempre com luvas descartáveis.
STARTER de KOMBUCHA (FRACIONADO)
Iniciar Cultivo (starter /kombucha fracionado)
1. Esterilize 1 vidro de boca larga.
2. Prepare um chá preto ou verde na proporção de 4 saches para 1 litro de água mineral ou filtrada (nunca utilize a água com cloro). Deixe em temperatura ambiente (22° graus) e dissolva 100 ml de açúcar refinado, demerara ou cristal, coloque em torno de 50 ml de vinagre de maçã orgânico nessa mistura.
3. Abra o conteúdo recebido e despeje dentro do vidro com essa mistura. Tampe com papel preso com elástico e coloque em local seco, fresco para fermentar por um período de fermentação entre 15 e 21 dias, exclusivamente para a formação do scoby. Esse período o vidro NÃO pode ser tocado nem sofrer trepidação. Precisa ficar totalmente inerte para que inicie uma película na superfície e dela se forme o disco.
4. Após esse período, o disco (Scoby) já formado, proceda como no item 1 e 2 para iniciar a fermentação do SCOBY pronto. Não precisa mais do vinagre de maça pois agora pode utilizar 50 ml do próprio liquido do Kombucha que já fermentou.
5. O vidro da fermentação deve ficar estático, não movimente ou balance-o nesse período, salvo no dia da troca do chá, que agora deve ser feita semanalmente. Com o tempo você vai constatar que não há regra fixa para o sabor do Kombucha, é sua experiência que vai lhe oferecer a melhor maneira de prepará-lo mais suave ou mais forte de sabor, a seu gosto.
6. O local para o descanso do molho deve ser seco, arejado e com luz natural. Livre de produtos de limpeza, resto de alimentos e frutas, pois a colônia pode ser contaminada.
7. Após a fermentação, o líquido retirado do vidro pode ser novamente envasado numa mistura de água, extratos, flores e/ou suco natural. Este procedimento é uma segunda fermentação, muito apreciada pelos adeptos do Kombucha, que necessita e merece uma abordagem à parte.
8. O Kombucha é leve, saboroso e muito parecido com um chá doce.
9. É necessário respeitar as necessidades de temperatura ideal da cultura, compreendida entre 23° e 27° graus para que ocorra a fermentação normal pois se a temperatura estiver abaixo a fermentação ficará mais lenta e pode demorar mais tempo para fermentar todo o liquido, por isso respeitar a temperatura ideal que a cultura necessita é imprescindível numa fermentação.
10. O Kombucha pode mofar facilmente se exposto a temperatura acima da recomendada no item 9, se não houver um cuidado com a tampa (papel toalha/guardanapo duplos), se a água mineral ou filtrada (sem cloro e sem flúor) utilizada não respeitar essas exigências básicas de água de boa qualidade a cultura ficará suscetível a fungos. Manter o vidro dentro de armários ou locais sem ventilação corrente pode contaminar a cultura.
11. Para descansar a cultura por até 1 ano, basta colocá-la na geladeira, num vasilhame com tampa não porosa e fazer a troca mensal do chá doce.
12. Nunca utilize plástico, madeira ou acrílico em fermentação de Kombucha, apenas vidro e de boca larga. Acostume-se a dar manutenção no cultivo sempre com luvas descartáveis.
SCOBY DE JUN TEA
Inicio de cultivo SCOBY/DISCO/BOLACHA/CULTURA-MAE)
Para iniciar o cultivo com o scoby pronto, basta colocar o disco (Scoby) e 50 ml de vinagre de maça orgânico dentro de um vidro de boca larga, num preparado de chá (verde ou branco) sendo 04 saquinhos em 1 litro de água filtrada ou mineral (sem cloro e sem fluor) adoçado com generosas 2 colheres de sopa de mel e 1 colher de sobremesa de pólen (opcional), também pode ser utilizado o favo. Deixe por um período de 7 a 10 dias fermentando e então poderá fazer a coagem, colocar em novo chá preparado na mesma proporção acima citado e desse líquido pronto coloca-se 50 ml no novo preparado para substituir o vinagre de maça.
O fermentado pronto deve ir a geladeira e retirado aos poucos diariamente para o consumo. Preferencialmente batido com suco de fruta natural ou misturado com água na proporção de meio a meio, em forma de gelo probiótico ou então preparado para uma segunda fermentação saborizada.
A tampa deve ser porosa (voil ou papel toalha), nunca deixar o scoby fermentando em tampa vedante ou metálica que o abafamento do vidro promove fungos. A temperatura ideal para uma boa fermentação é na faixa de 23 a 27 graus. Temperatura acima de 30 graus deixa a cultura suscetível a formação de fungos. Quando quiser "guardar" ou "dar um tempo" no cultivo basta colocar na geladeira e trocar o chá uma vez ao mês.
Nunca utilize plástico, madeira ou acrílico em fermentação de Kombucha, apenas vidro e de boca larga. Acostume-se a dar manutenção no cultivo sempre com luvas descartáveis.
STARTER de JUN TEA
Iniciar cultivo (starter/ Jun fracionado)
1. Esterilize 1 vidro de boca larga e todo o material que vai utilizar.
2. Prepare uma panela com meio litro água mineral ou filtrada e esquente mas não deixe ferver. Retire do fogo e coloque 2 saquinhos de chá verde deixe tampado por aproximadamente 15 minutos, acrescente uma colher de sobremesa de mel, mexa bem e deixe tampado por 40 minutos. Após esse período acrescente 50 ml de vinagre de maçã orgânico nessa mistura fria.
3. Abra o conteúdo recebido e despeje dentro do vidro com esse molho já pronto. Tampe com um papel preso com elástico, para um período de fermentação de 15 a 21 dias.
4. Para o seu consumo, proceda uma nova fermentação conforme indicado anteriormente, mas troque o vinagre de maça pela solução pronta da primeira fermentação. (Proporção de 50 ml de Jun pronto para 1 litro de chá).
5. O recipiente da fermentação deve ficar estático, não movimente ou balance-o nesse período.
6. O local para o descanso do molho deve ser seco, arejado e com luz natural. Livre de produtos de limpeza, resto de alimentos e frutas, pois a colônia pode ser contaminada.
7. A partir da segunda semana a fermentação pode-se combinar o chá verde ou branco a outros chás, sempre na proporção de 1/3 para o de sua preferencia. Também opcionalmente pode-se acrescer uma colher de sopa rasa de Pólen de abelha no molho na proporção de 1 litro.
8. O JUN Tea é super leve, muito saboroso, uma bebida refrescante com gostinho de quero mais.
9. É necessário respeitar a de temperatura ideal da cultura, compreendida entre 23 e 27 graus.
10. O JUN Tea pode mofar se for contaminado. Pode parar de fermentar se a água contiver cloro.
11. Para descansar a cultura, colocá-la na geladeira, tampada, com a troca mensal.
12. Nunca utilize plástico, madeira ou acrílico em fermentação de Kombucha, apenas vidro e de boca larga. Acostume-se a dar manutenção no cultivo sempre com luvas descartáveis.